terça-feira, 26 de abril de 2011

CAMPANHA NACIONAL CONTRA A INFLUENZA (GRIPE)


Nesta segunda-feira, 25, a rede pública de saúde iniciou a campanha nacional de vacinação contra Influenza (gripe). A novidade este ano é que além dos idosos, grupo prioritário para imunização, gestantes, crianças e profissionais da saúde também poderão ser vacinados.
As grávidas poderão receber a dose em qualquer fase da gestação e as crianças devem estar dentro da faixa de seis meses e dois anos de idade. "É importante deixar claro que os profissionais de saúde que poderão tomar a vacina são aqueles que trabalham em hospitais e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)", Não haverá etapas separando os grupos, portanto todas as pessoas que deverão receber a vacina devem se encaminhar às UBSs no período de 25 a 13 de maio.
 O Dia D de vacinação será realizado próximo dia 30. Neste dia todas as unidades de saúde estarão abertas até as 17h para ampliar o número de imunizações. Este ano, quem tomar a dose da vacina estará imunizado contra a gripe comum e também contra o vírus H1N1, a Gripe A, que provocou uma grande epidemia em todo o país.
 Para se vacinar a população deve comparecer à UBS mais próxima. "As pessoas não devem esquecer de levar a carteira de vacinação para que a dose seja registrada". A meta do município é utilizar todas as 33 mil doses na vacinação. No Brasil inteiro o Ministério da Saúde (MS) pretende imunizar cerca de 19 milhões de pessoas, ou seja, 80% das 23,7 milhões de pessoas estimadas dentro do público alvo.
A vacinação é gratuita e a população deve se sensibilizar para a importância de estar imunizada contra a doença. Pelo menos 75% das infecções respiratórias acontecem relacionadas com o vírus, por isso idosos maiores de 70 anos são prioridade. O Ministério da Saúde lembra que a única restrição à vacina são as pessoas alérgicas a ovo.

Nenhum comentário: