segunda-feira, 18 de abril de 2011

A HISTÓRIA PODERIA TER SIDO DIFERENTE

É interessante observar que a história da humanidade poderia ter sido diferente se os fatos tivessem acontecido de outra forma.

Hipócrates e Galeno, os pais da Medicina, nunca sonharam com as vacinas, antibióticos, hospitais, transfusões de sangue, avanços da Medicina. E mais: nunca imaginaram que existissem bactérias ou vírus.
E se tivessem conhecido Luis Pasteur, iriam considera-lo como uma espécie de semideus.
Há, e as imortais TRAGÉDIAS de SófoclesÉsquiloEurípides e Aristófanes, todos elas gravadas em disco. Que maravilha!
É  importante sabermos que: os faraós do Egito não conheciam as gruas,o aço nem o betãonão  possuíam ferramentas pesadas para construirem as pirâmides... e elas continuam lá perdurando século após século.
Que: Julio César e Alexandre Magno não conheceram nem canhões nem a pólvora, bem como tampouco desfrutaram duma boa pizza, dum filme ou de televisão. E pensar no que poderia ter acontecido no tempo de Nero se existissem times de futebol competindo no Coliseu
A história teria sido outra se os quatro evangelistas (Lucas, Mateus, Marcos e João) possuíssem computadores individuais.
que: Cristóvão Colombo não pôde levar alimentos enlatados, nem sequer uma simples geladeira para transportar umas cervejas geladinhas, e que os Vikings viajaram sem bússolas.
que: Apesar de todo o seu poderio e dos seus luxuosos  palácios, os reis da França nunca souberam o que era um banheiro, ou um simples sanitário (nem papel). Os jardins de Versalhes eram uns labirintos artísticos para que as damas da corte pudessem esconder-se e levantar as suas volumosas saias para satisfazerem as suas necessidades.
Que: Beethoven  viveu os últimos anos da sua vida totalmente surdonão pôde usar aparelho auditivo para ouvir as suas próprias composições num equipamento de alta fidelidade. E Mozart, Donizzeti, Verdi e Puccini não puderam ouvir nunca as suas óperas gravadas num disco para desfrutá-las tranquilamente em suas casas.


Imaginem o que o mundo não teria avançado se Pitágoras tivesse tido uma calculadora e Moisés uns óculos escuros para proteger-se do sol durante a sua famosa e longa viagem do ÊXODO pelo deserto.
Se Carlos Lindbergh tivesse um radar no seu avião e os czares da Rússia uma televisão para verem as imagens das províncias que se revoltavam, impressionante seriam as imagens do sermão da montanha, da conquista de constantinopla pelos turcos, do concilio de trento, da coroação de josefina, por napoleão, da tomada da bastilha e da estréia da ópera AÍDA na cidade do cairo.
Ah, então... a história teria sido outra!



Nenhum comentário: