quarta-feira, 18 de maio de 2011

Acidente com carreta causa vazamento de soda cáustica na BR-101, km 17

Os moradores da região afetada pelo derramamento de soda caústica, às margens da BR-101, km 17, próximo a cidade de Monte Alegre, não devem se abastecer da água do manancial atingido nem para uso, nem para consumo humano ou animal. A carga derramada em razão de acidente com uma carreta ocorrido na madrugada de hoje, 18, é poluente e pode provocar queimaduras. Os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN) providenciaram o isolamento da área e pedem a colaboração de todos para evitar contato com a área atingida.

Os técnicos do IDEMA estiveram no local no início da manhã, coletaram material do rio que passa pela comunidade e na Lagoa dos Cavalos. O material será analisado pelo laboratório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Será feito também relatório semanal para se analisar o nível de contaminação da água, até que a mesma possa ser liberada para consumo.

A empresa responsável pela carreta, a Rodoquim Trasportes, está licenciada pelo IDEMA para fazer o transporte de carga perigosa.  A empresa se responsabilizou perante o IDEMA, e é uma das condicionantes do licenciamento, providenciar a limpeza da área. Uma equipe da empresa pernambucana vai retirar todo o resíduo contaminado e deslocar para um aterro de resíduos perigosos em Recife, ainda hoje. Será exigido também da empresa um plano de recuperação da área atingida. Com a conclusão do relatório feito hoje, o IDEMA autuará a empresa pelos danos causados. O órgão vai acompanhar todas as ações realizadas para recuperar o local atingido.

O grupamento de emergência ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) esteve também no local para acompanhar o problema. Os municípios afetados estão comprometidos em alertar a população para manter distância da área e não se abastecer da água que recebeu soda cáustica.
Fonte: Idema - RN

Nenhum comentário: