domingo, 16 de outubro de 2011

APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE APODI (IV) - PRIMEIROS SACRISTÃOS E OS SINOS.


  Os  anais da  história  são  compostos  por  fatos  dignos  de  nota, constitutivos  de  fatores  motivantes  aos olhos do homem  provinciano, responsável  pela  fixação  das  bases  iniciais da  civilização, quebrando  o  cotidiano  das  imagens.  Surge daí  a suma  importância  dos  cronistas  e  memorialistas, que  retrataram/retratam  a  fisionomia  dos  homens  e das  primitivas povoações  em seus  primórdios. Desconhece-se  a  existência  de  livros  de  tombo  da  Igreja-Matriz  do  Apodi  contendo informações históricas sobre  os primeiros  sacristãos, bem  como  da  origem  dos  venerandos  sinos  que  jazem  na  torre, como  eternos  vigilantes dos  habitantes  do antigo  "Quadro da Rua".  Sou  um  devoto  do  cotidiano, amando  as  alegrias  miúdas  e  diárias, insignificantes  em em sua  expressão material  mas  poderosíssima  de  energia  inspiradora. O  trivial, o  cotidiano, o comum, angustiavam  os  grandes  homens.  Este valor do cotidiano,do  banal, da rotina  monótona, é  muito  mais  decisivo  e  poderoso  que as  chamadas  inspirações  ou  formas de talento inopinado. "Não  há   uma  alegria  pública  que  valha  uma  boa  alegria  particular".(Machado  de  Assís).
                           A  retentiva  da  memória  do tempo  revela  a  imagem  do  nascimento  de  Apodi.  Aldeia  indígena  catequisada  sobre a influência  cristã  dos  padres  jesuítas  PHILIPE  BOUREL  e  BONIFÁCIO  TEIXEIRA.  A  primitiva  capela  iluminando   almas. Imagens antigas  das  remotas  procissões  alusivas  aos seus santos  padroeiros  N. Sra.  da  Conceição  e  São  João Batista. A  Igreja-Matriz, templo  que  foi  testemunha  silenciosa ou  ressoante  de  dobres  e  repiques  dos  sinos, aliados  a  dramática  luta dos  habitantes  pioneiros  e  criadores  da  civilização  sertaneja.  Não  há  registro  histórico  escrito  sobre  a  origem  dos  venerandos  sinos da  Igreja-Matriz.  Sabe-se, apenas, pela  tradição  oral, que vieram  de  Portugal  e  foram  batizados  em  Apodi  com  os  nomes  de  "COSME  E  DAMIÃO".  Desde  remoto  tempo chamam  os  fiéis  às  orações. Repicam  nas  horas  de  alegria  nos festejos  alusivos  aos  padroeiros, e badalam  as  despedidas  dos  mortos.  Segundo  o  profícuo  e  celebrado  historiador  Apodiense  JOSÉ  LEITE, a  Igreja-Matriz  desabou  sobre  suas  campas  no  dia  02  de  Fevereiro  de  1784.  É  certo  que  o  templo  tinha  duas  torres, tendo  sido  reedificada  apenas  uma  torre, restando  da  outra  apenas  o  frontispício, ou  seja, a  parede   da  frente, daí  a  necessidade  de  acomodar  os  dois  sinos  em  uma  só  torre.  Resta  a  indagação:  Por  quê  não  envidar  esforços  objetivando  reedificar  a  outra  torre, resgatando  assim  a  arquitetura  original  da  Igreja-Matriz?  Somemos  para  essa  espécie  de  cruzada  em  prol  da  história.
                           Em alguns  documentos  oficiais  encontrei  referências  aos  primeiros  sacristãos  da  Paróquia  de Apodi.  Não raro, os padres  que  curavam  a  Paróquia  de  Apodi  já  chegavam  acompanhados  de  filhos  naturais.  O  primeiro  sacristão  da  Paróquia  de  Apodi  foi  o  Sr. JOÃO  DA  CUNHA  PAIVA,nascido em Apodi  no  ano  de  1780, filho  do  primeiro  Padre  da  paróquia  JOÃO  DA  CUNHA  PAIVA (1766-1776), fruto  de  relacionamento  amoroso  do  padre  com  uma  jovem  de  nome  Ana  Maria  do Carmo. Este  sacristão  casou  com  Luzia  de  Souza, filha de  Valeriano de  Souza (falecido  a  06.06.1819)  e  de  THEREZA  DE  JESUS  MARIA (falecida  a  25.1819). O  sacristão  João  da  Cunha  Paiva  foi  o  inventariante  dos  bens  dos seus sogros.  O  segundo  sacristão  foi  o  Sr. MANOEL CORRÊIA  CALHEIROS  PESSÔA, filho  do  padre  de  igual  nome, que  curou  a  paróquia  no  período  1785-1802.  Este  sacristão  era  pernambucano, e  veio  para  o  Apodi   no  ano  de  1785, em  companhia  do  seu genitor, que  havia  sido  nomeado Vigário  da  Igreja-Matriz  da  povoação  das  várzeas  do  Apodi,  nomeação  feita  pela  Sé  de  Olinda. Exerceu  o  mister  de  Sacristão  do  ano  de  1785  até  13  de  Julho  de  1802.  Casou  com  ANA  CATARINA DE  MORAIS, filha  do  Capitão  Antonio  de  Morais  Bezerra  e  de  Maria  José  da  Cunha.  Deste  sacristão  Manoel   Calheiros  e  esposa  descendem todos  os  componentes  da  vastíssima  família  dos  "CAIEIRAS", corruptela  popular  do  nome  CALHEIROS,  espalhados  na  várzea  de  Apodi  e  Felipe  Guerra.                               A  certeza  de  quem  foi  o  terceiro  sacristão  da  paróquia de  Apodi  encontra-se   no  inventário  de  Florêncio  Gomes  de  Oliveira, falecido  a  13.11.1850  consta  como  devedor  passivo  do  falecido o sacristão  BELINO  IZIDRO  DE  OLIVEIRA, filho  do  Padre  Faustino  Gomes de  Oliveira, que  dirigiu  a  paróquia  de  Apodi  1813-1856. Belino  nasceu no  ano  de  1832, e  casou  em  Apodi, onde  deixou  descendência.  O  quarto  sacristão  foi  o  Sr.  MANOEL  DANTAS  FURTADO, natural  da  serra  de  Martins-RN, onde  nasceu  no  ano  de  1840.  Em  1864  já  se  encontrava  no  ofício  de  sacristão  em  Apodi, onde  casou  com  Umbelina  Francisca  de  Freitas.  Em  1870  se  encontrava  casado  em  segunda  núpcias  com  Marcionila  de Freitas, de  cujos  matrimônios  deixou  descendências.   Continuou  como  Sacristão  durante  o  período  do  Padre  ANTONIO  DIAS  DA  CUNHA (1866-1900). Durante o  paroquiato  do Padre ANTONIO  DIAS  ficou célebre a  questão  do  ano  de  1871  com  o  povo  de  Caraúbas, por  motivo  de  sua  insistência  em  não  consentir  a  volta  da  imagem  de  São  Miguel (É  aquela  que  se  encontra  na capela  do  cemitério),que  pertencia à  Igreja-Matriz  de  Caraúbas, e  que   se  encontrava  na  Matriz  de  Apodi  de  modo  provisório. O  Padre  Antonio  Dias  desobedeceu  ao  mandado  do  Vigário  Capitular  de  Olinda-PE  Cônego  João  Crisóstomo  de  Paiva  Torres, que  mandou  devolver  a  imagem  para  a  Igreja-Matriz  de  Caraúbas.  No  dia  11  de  Setembro  de  1871  chegava  ao  Apodi  uma  numerosa  comitiva  de  Caraúbas,  composta  por  70  pessoas, com  o  objetivo de  fazerem  o  traslado  da  Imagem de  São  Miguel, da  Igreja-Matriz  de  Apodi  para  a  de  Caraúbas. De  imediato,  o  Padre  Antonio  Dias  mandou  o  sacristão  Manoel  Dantas  Furtado  fechar  todas  as      portas  da  Matriz, tendo  a  ordem  imediato  cumprimento.  Depois  de muitos  diálogos, resolveram  os  Caraubenses  retornarem  sem  a  sua  imagem, sob  promessa  de  uma  matriarca  caraubense da  família  FERNANDES  PIMENTA  mandar  comprar  outra  imagem  em  Portugal, o que  realmente  foi  feito.  O Padre  Antonio  Dias  era o  bisavô  de  sêo  Altino  Dias  e  do  velho  Lalá.                                                      O   quinto  sacristão  foi  o  Sr.  MANOEL  JOSÉ  DANTAS, nascido  em  Apodi  a  19.01.1883.  Era  filho  de  José  Dantas  Furtado (Irmão  do  sacristão  Manoel  Dantas  Furtado) e  de  Antonia  Francisca  de  Souza.  Casou  a  25  de  Junho  de  1910  com  dona  MARIA  ROMANA  DE  OLIVEIRA. Foi  Vereador  em  Apodi  no  triênio  1926-1928.  Foi  o  sacristão  que  mais  tempo  exerceu  seu  ofício, durante  o   período  de  77  anos.   Faleceu  em  Apodi  a  17  de Abril  de  1983, aos  100  anos de  idade.  Era  pai  de  RAIMUNDA  DANTAS - Dona  Mundinha  Dantas, Teatróloga, que  veio  a  casar  com  o  Sr. FRANCISCO  LOPES, popularmente  conhecido  como  Sêo  Chico  Dantas, e foram  pais  de  MARIA  COELI  DANTAS (Casada com  Raimundo  Leite,filho  de  Hidelbrando Leite), de  DULCE  DANTAS, casada  com  Militão (Pais de Tarcísio e  Dilena) de  DIDA, casada  com  Titico  de  Manoel  Pedro.  Maria  Coeli  era  tabeliã, e  foi  mãe  de  Vanda,casada  com Chico  de  Manuel  Canuto, que  por  sua  vez  são  os  pais de  Regina  do  Cartório.
Por Marcos Pinto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcos você sabe alguma coisa na historia de Apodi sobre a rua do "papoco"? Ex. de onde saiu esse nome? , quem o botou esse apelido na rua? etc...

Neusa.

Marcos pinto disse...

Segundo antigos moradores desta rua, o denominativo PAPOCO derivou do fato de que todos os dias havia brigas ente vizinhas, as quais proferiam palavrões de baixo calão.Era um verdadeiro estouro de vozes altas -daí o nome papôco. Há quem afirme que o nome de papôco foi dado pela Sra. Aldegonda,conhecida como DEGONA,casada com o Sr. Chico de Manezim. Outros afirmam que o apelido da rua foi dado pelo Sr. Burg Dentista,e alguns dizem ter sido o Neguim de Varela. Resta a investigação de campo,via interrogação aos mais velhos da rua.