segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PASSAGEM DE ANO " Comemorações e Rituais"

Champanhe 

O Ano Novo ou Réveillon  é uma data em que comemoramos a passagem do ano e a chegada do novo ano, quando todas as esperanças são revigoradas, e as pessoas se enchem de expectativas de que muitas mudanças positivas irão ocorrer. Uns prometem parar de fumar, outros controlar as finanças, emagrecer, enfim, uma nova chance de começar de novo surge com a virada do ano e é por isso, que a comemoração é tão importante em diversas culturas, em todo o mundo. Saiba um pouco mais da história e curiosidades desta comemoração tão antiga, em termos mundiais.

Data e culturas:
A nossa cultura comemora o Ano Novo a meia noite do dia 31 de Dezembro, entrada do dia 1 de Janeiro, que é quando o novo ano se inicia. Entretanto, essa data já mudou várias vezes de dia, se firmando na maior parte das culturas mundiais, há 500 anos. Os Judaicos não seguem o mesmo calendário que a maior parte dos países, e o seu ano novo acontece no mês Tishrê, que equivale a meados de Setembro, para o nosso calendário.
Calendário Romano
O primeiro povo a determinar um dia fixo no calendário para a comemoração foram os romanos (em753 a.C. – 476 d.C.) O ano tinha início em 1º de março, mas, foi substituído em153 a. C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, seguido, em46 a. C. Em 1582, quando a Igreja adotou o calendário gregoriano,  através de determinação do Papa Gregório XIII, a data 1 de Janeiro se oficializou.
Para os chineses, festival mais importante do ano é o Novo Ano Chinês. A comemoração acontece entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro, o que determina a data é a primeira lua nova depois do início do Inverno.
Fogos de Artifícios
Fogos de artifício, festa e roupa nova:Os fogos de artifícios, apitos, as festas com muito barulho, também são tradições antigas e toda esta agitação serve para espantar os maus espíritos. A tradição que inclui vestir roupa nova, também, já acontece há muitos anos, e significa renovação para o próximo ano. Tanto pular as sete ondas, quanto vestir branco é uma tradição herdada dos africanos.
Barquinhos
Comemorações e rituais
Cada cultura tem o seu jeito peculiar de comemorar a data. Comidas tradicionais são vistas nesta época do ano, inclusive as que fazem parte de rituais que trazem boa sorte para o novo ano. No Brasil, o tradicional gesto de pular as 7 ondas, na virada do ano é mantido em toda parte do país. A festa da comunidade Judaica Rosh Hashaná, tem o nome de “A festa das trombetas”, pois é tradicional tocar uma espécie de berrante, no dia da comemoração.

Créditos.
Imagens: Internet.
Texto: Mundo das Tribos.

Nenhum comentário: